Comunicação Significativa

Comunicação Significativa


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Uma forma de comunicar com maior possibilidade de influenciar e mobilizar as pessoas para uma ação qualificada é a chamada Comunicação Significativa.

Você já reparou as diferenças entre quando alguém lhe diz simplesmente para realizar uma tarefa e quando lhe dizem também o “porquê” de realizá-la? Em qual situação a aceitação acontece? Nas duas situações a tarefa poderá ser realizada, mas quando se entende o porquê de realizá-la a motivação é maior, porque ela passa a ter um significado, passa a fazer sentido para o executor e isso o motiva a executar.

Muitos gestores não percebem essa diferença e simplesmente “distribuem tarefas” entre os integrantes da equipe, sem explicar-lhes o significado delas. Tempos depois reclamam que as equipes não estão comprometidas com o resultado e com o processo. Mas, comprometidas com o quê? Com o que estão fazendo sem entenderem as razões e o impacto da realização destas tarefas?

A Comunicação Significativa, ou seja, explicar ao outro a ação e o seu significado, o que deverá ser feito e o porquê, na grande maioria das vezes, ajuda no comprometimento do profissional escolhido para a realização, sendo também uma ferramenta de persuasão, uma vez que ele é convencido de agir e não obrigado a fazê-lo.

A melhor forma de se comunicar é passar primeiro o significado e depois a ação. Desta forma o receptor da comunicação já poderá “comprar” o motivo da ação antes de saber o que irá fazer.

Dica para uma Comunicação Significativa:

  1. Cenário
  2. Objetivo
  3. Regras, procedimentos, diretrizes…
  4. Prazo
  5. Como fazer (se necessário)
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